Alberto santos
Dumont
Alberto Santos Dumont
(1873-1932) foi inventor brasileiro. "O pai da aviação". Com o
"14-Bis", executou, em Paris, o primeiro voo em um aparelho mais
pesado que o ar.
Santos Dumont (1873-1932) nasceu na
Fazenda Cabangu, em João Aires - hoje Santos Dumont, Minas Gerais, no dia 20 de
julho de 1873. Filho de Henrique Dumont, rico fazendeiro, engenheiro, e de
Francisca Santos Dumont, de família portuguesa. Seu avô, François Dumont,
joalheiro francês, veio para o Brasil em meados do século XIX e escolheu
Diamantina para morar. Aprendeu a ler com sua irmã Virgínia. Estudou no Colégio
Culto à Ciência, em Campinas, depois no Instituto das Irmãos Kopke e no Colégio
Morethzon, no Rio de Janeiro. Em 1891, acompanhado da família, visitou a França
pela primeira vez.
No fim do século XIX, o motor a
gasolina era a sensação das exposições em Paris. Santos Dumont ficou fascinado,
pois sempre se interessou por mecanismos. Voltou ao Brasil, mas no ano seguinte
Dumont retorna à Paris na intenção de aplicar suas ideias.
Com 18 anos, foi emancipado e recebeu
do pai títulos de renda e ações que lhe permitiriam financiar suas experiências
e aprender tudo sobre motores a explosão. Seu sonho, desde criança, era criar
um aparelho que permitisse o homem voar controlando seu próprio curso. Passou a
adolescência observando os pássaros e estudando sua constituição física.
Santos Dumont chegou em Paris e
aprofundou-se nos estudos, principalmente em mecânica e no motor de combustão,
pelo qual se apaixonou à primeira vista. Seu primeiro Balão dependia do vento
para se mover, o "Brasil", com apenas 15 kg ganhou altura. A
dirigibilidade era o que realmente interessava a Santos Dumont.
Depois de muitos estudos, mandou
construir o "Nº1", primeiro de uma série de "charutos
voadores" motorizados. No dia 20 de setembro de 1898, sob o comando do
inventor, o balão subiu aos céus, chegando a altura de 400 metros e retornando
ao mesmo ponto de partida. Construindo um balão sucessivamente e realizando
experiências, foi desenvolvendo os mistérios da navegação aérea.
O balão "Nº3" já possuía um motor a gasolina.
O balão "Nº3" já possuía um motor a gasolina.
Em 1900, o milionário francês Deutsch
de la Meurth lançou um desafio aos construtores de dirigíveis: "Aquele que
conseguir partir do Campo de Saint-Cloud, fazer à volta a Torre Eiffel, e
voltar ao ponto de partida em 30 minutos, ganhará 100.000 francos".
Pilotando o balão "Nº6", com um motor de 16HP, Dumont ganha o premio
Dustche. Distribuiu metade do premio entre seus mecânicos e auxiliares e a
outra metade destinou as necessitados.
O balão "Nº7", que foi
projetado para corrida, nunca chegou a competir, pois não tinha concorrente. O
"Nº8" não existiu. Com o "Nº9", Dumont começou a
transportar pessoas nos voos que fazia. Uma de suas passageiras era a cubana
Aída de Acosta, que se tornou a primeira mulher no mundo a voar. De tanto
cruzar os céus de Paris com o número nove, recebeu o apelido de "Le petit
Santos". O "Nº10", maior que os outros, foi denominado "um
dirigível ônibus", pelo próprio Santos Dumont.
Santos Dumont, no dia 13 de setembro
de 1906, com o "14-BIS", executou em Paris o primeiro voo em um
aparelho mais pesado que o ar. A aeronave subiu a uma altura de 50 metros. Em
1908, Santos Dumont constrói o "Demoiselle", cujo desenho serviria de
modelo a todos os projetistas que se seguiram. Tudo nela era obra de Dumont,
inclusive o motor. Em 1910, na primeira exposição da Aeronáutica realizada no
Grand Palais de Paris, o "Demoiselle" foi um sucesso.
Ainda em 1910, Dumont encerrou sua
carreira. Passou a supervisionar as indústrias que surgiram na Europa. Doente,
resolve voltar ao Brasil. Em 8 de dezembro de 1914, ao ver seu invento ser
usado para bombardear a cidade de Colônia, Dumont se decepcionou. No Brasil,
sua tristeza aumentou quando o aeroplano foi usado durante a revolução de 1932
em São Paulo.
Alberto Santos Dumont morreu no dia 23
de julho de 1932. Deixou dois livros: "Dans-L'air" e "O que Vi e
o que Nós Veremos".
Visitem no
facebook:
Curiosidades,
Biografias e Material Para Download:
Nenhum comentário:
Postar um comentário