Visitas 314

Tecnologia do Blogger.

Listinha De Reforço: Equação Do 2º Grau Com Gabarito

Listinha De Reforço: Equação Do 2º Grau Com Gabarito
Segue mais uma lista com gabarito para quem ficou pendurado nas finais!!!
Boa Sorte!!!
Link Para Download:
Dúvidas??? Gostou???

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

7 Fatos Curiosos Sobre A Matemática

7 Fatos Curiosos Sobre A Matemática

1. O poder do “4”


Essa aqui é mérito nacional e bastante conhecido de quem já gostava de matemática na infância. Escrito pelo brasileiro Júlio César de Melo e Sousa, sob o pseudônimo Malba Tahan, o livro “O Homem que Calculava” trazia, entre outras teorias, a dos “quatro quatros”. Segundo ela, é possível formar qualquer número inteiro de 0 a 100 utilizando quatro numerais 4 e sinais de operações matemáticas, como soma, divisão, exponenciação ou fatorial. Deseja obter um “3”? É só fazer a seguinte operação: (4+4+4)/4. Fãs de Tahan já afirmam conseguir obter qualquer número até a casa dos 100.000. Será que você consegue?

2. Como é que é?


O austríaco Kurt Gödel é responsável por uma das curiosidades mais interessantes e bizarras da matemática. O “Teorema da incompletude” que leva seu nome tem duas teorias, mas a segunda delas é capaz de confundir a cabeça até do fã mais radical dessa ciência. Segundo ela, uma teoria aritmética só pode provar sua consistência se for um axioma inconsistente. Calma, explicamos: uma fórmula não pode garantir sua própria existência – mas isso pode ser feito por outra verdade matemática, que dá continuidade ao ciclo. Que confusão!

3. Ele está em todo lugar


O número de ouro é uma das teorias mais surpreendentes da matemática – e também a que mais está envolvida em mentiras. Ela fala de uma unidade irracional que estaria presente em vários elementos da natureza, da arquitetura e até do corpo humano. Representado pelo símbolo grego Phi (f), o número 1,6180, que seria equivalente à razão diagonal/lado de um pentágono regular, é estudado desde a Antiguidade por matemáticos. Ele indicaria a harmonia, por isso estaria presente em obras de Leonardo da Vinci, construções como as Pirâmides do Egito e até no comprimento das falanges humanas. Mas isso também o levou a ser questionado por muitos outros teóricos recentes, que afirmam que a presença dele em obras de arte é pura especulação.

4. Recompensa cheia de números


Em 2000, o Clay Mathematics Institute anunciou que pagaria o prêmio de US$ 1 milhão a cada matemático que fosse capaz de resolver os chamados “problemas do milênio”: sete problemas bolados durante vários séculos e que nunca haviam sido resolvidos. Ninguém nega que o prêmio é bom, mas isso não significa que ele sairia tão facilmente. Demorou dez anos para a fundação desembolsar o primeiro dos sete pagamentos, feito ao russo Grigori Perelman, que resolveu a chamada “conjectura de Poincaré”, uma série de cálculos abstratos envolvendo esferas tridimensionais. Ele rejeitou o pagamento e, até agora, ainda é o único a riscar um problema da lista.

5. Gênio precoce


O matemático Evariste Galois é um dos destaques dessa ciência por seu conhecimento elevado ainda na adolescência, quando muita gente não quer nem chegar perto dos números. Ele chegou até a questionar os professores e abandonar as aulas para estudar por livros de gênios já consagrados, pois se considerava um nível acima daquilo tudo. Nessa época, ele inventou um ramo totalmente novo da matemática, a “teoria dos grupos”, na qual constava a resposta sobre como resolver uma equação do 5° grau ou mais sem utilizar a transformação dos radicais, mas buscando as raízes da fórmula.

6. Tem que estudar mais, menino!


A nota média de matemática dos estudantes que se formaram no ensino médio em 2011 e prestaram o exame SAT (Scholastic Aptitude Test) foi de apenas 510 pontos, em um total de 800. O teste serve para avaliar a aptidão do aluno e direcioná-lo para a universidade mais adequada.

7. Primo de quem?


Os números primos fazem parte de um dos mais simples e intrigantes mistérios da matemática. Por que o 7, o 13 e o 29 são primos – e as unidades anteriores ou seguintes não? O padrão de distribuição dessa classificação permanece desconhecido, mas há uma luz no fim do túnel. Chamada “Hipótese de Redimam”, a teoria tenta estabelecer um padrão escondido e não aleatório para os números primos – mas entender isso leva ainda mais tempo do que decorá-los.

Gostou??? Curtiu???
quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Programas: Tabela Periódica E Cálculo De Massa Molar

Programas: Tabela Periódica E Cálculo De Massa Molar
Boa Noite amigos do 314. resolvi colocar este post para facilitar a vida dos usuários de programas de química, pois milhões de vezes cliclamos nos links de downloas e eles nos trazem vírus e demais links indesejados, certamente perjudicando nossas vidas: Vamos lá:

QuipTabela
Instale o QuipTabela e prepare-se para aprender tudo sobre a Química. A tabela interativa apresenta o formato tradicional, com os elementos químicos distribuídos em metais, não-metais e gases nobres. Clique em cada elemento para obter informação detalhada. Conheça as características principais, as fontes onde se encontram, as aplicações que possuem e os dados históricos referentes à cada descoberta.
link para download:

Periodic Table Classic
Periodic Table Classic é uma tabela periódica completa, construída para auxiliar no estudo da Química e que também fornece informações detalhadas acerca do assunto. Logo de cara percebe-se não se tratar de uma simples tabela, pois com apenas alguns cliques é possível obter diversas informações detalhadas sobre os elementos. Estrutura atômica, raio atômico, quais as fontes de um elemento na natureza, se este é ou não nocivo ao homem (se sim, também informa os danos que ele pode causar) e até informações sobre a abundância de cada elemento em diversos ambientes estão entre as muitas coisas que podem ser aprendidas com a ajuda deste incrível aplicativo.
link para download:

Chemmol
O Chemmol é uma ferramenta simples capaz de calcular a massa molecular de qualquer composto químico e os elementos que ele contém. Escreva no campo do Chemmol a fórmula que você quer verificar ou, se preferir, escolha uma das que já aparecem configuradas. Clique em “Go e confira os resultados. O programa mostra a percentagem de cada elemento da tabela periódica e a massa molecular do conjunto. Monômero de estireno, aminopropano ou fenipropileno. Tanto faz. Com o Chemmol você desvenda os segredos de qualquer nome ou composição. Tudo bem rápido e em poucos cliques.
link para download:

Mole Calc
Será que o cálculo da massa molecular que você fez para aquele trabalho do colégio está certo? Descubra usando o Mole Calc para conferir, um programa simples, prático e muito leve que exibe qual a massa molecular dos compostos ou elementos químicos digitados. Não fique na dúvida! Massa molecular? A massa molecular de uma determinada substância é obtida através da soma das massas atômicas de todos os elementos que a compõem. Por exemplo: a massa atômica do hidrogênio é 1,008u e a do oxigênio, por sua vez, é 15,999u. Assim sendo, massa molecular da substância H2O (água) é 18,015.
link para download:
Gostou??? Curtiu???
quarta-feira, 18 de novembro de 2015

6 Coisas Bem Legais Inventadas Por Mulheres

6 Coisas Bem Legais Inventadas Por Mulheres
Geralmente, quando ouvimos falar sobre invenções, a figura masculina é a primeira que surge em nossa mente. Afinal, qual destaque que a história deu às inventoras? Praticamente nenhum. Mas confira abaixo 6 coisas bem legais inventadas por mulheres no passado e que fazem parte do nosso dia a dia até hoje:

1- Limpador De Para-Brisa
O nome da inventora desse item fundamental em qualquer carro é Mary Anderson. Em 1903, durante uma viagem do Alabama à cidade de New York ela viu motoristas parando o carro para limpar neve e gelo do para-brisa. Ela então projetou o limpador, que poderia ser ativado sem que o motorista precisasse descer do carro. Ela patenteou sua invenção em 1904, aprovada em 1905. Demorou quase uma década para que o limpador se popularizasse, mas com o passar do tempo acabou tornando-se um item de segurança.
 
2- Jogo Monopólio
Originalmente, o jogo criado por Elizabeth Magie em 1903 era chamado de The Landlord’s Game (Jogo do Senhorio). Depois, passou a ser conhecido como Monopólio e tornou-se um dos jogos mais clássicos. Ele foi patenteado em 1904.
 
3- Casa Com Aquecimento Solar
Dra. Maria Telkes, que projetou a primeira casa com aquecimento solar, era húngara e mudou-se para os Estados Unidos em 1925. Ela trabalhou no renomado Massachussetts Institute of Technology (MIT) na área de pesquisa em energia solar. Em 1940, projetou essa casa em parceria com a arquiteta Eleanor Raymond.
 
4- Cerveja
Não se sabe exatamente quem foi a primeira pessoa a criar a cerveja, mas conforme a pesquisa conduzida pela historiadora Jane Peyton, por milhares de anos a fabricação de cerveja era de domínio feminino. Em 2010, o Telegraph publicou o seguinte: “Aproximadamente 7.000 anos atrás na Mesopotâmia e na Suméria, as habilidades femininas eram tão importantes que elas eram as únicas a ter permissão para fabricar a bebida ou ter tabernas”. Cerveja era considerada um presente da deusa.
5- Escadas Externas Em Caso De Incêndio

Sabe aquelas escadas pelo lado de fora dos prédios, muito comuns na cidade de New York? Pois é, elas foram patenteadas por Anna Connelly em 1897. Nos anos de 1900, o modelo desenvolvido por ela tornou-se parte obrigatória em muitos prédios construídos nos Estados Unidos.

6- Kevlar
Stephanie Kwolek foi a inventora desse importante material (patenteado em 1966) utilizado, por exemplo, em coletes à prova de bala, a partir de pesquisas com componentes químicos para a DuPont. Durante seus 40 anos de trabalho na DuPont, registrou 28 patentes e é uma das homenageadas no Inventor’s Hall of Fame.

[Fonte: The Huffington Post, Emma Gray]
Gostou??? Curta!!!

 

Grandes Cientistas: Cecilia Payne-Gaposchkin

Cecilia Payne-Gaposchkin
Nascimento: 10 de maio de 1900, Wendover, Reino Unido
Falecimento: 7 de dezembro de 1979, Cambridge, Massachusetts, EUA
Educação: Radcliffe College, Universidade Harvard, Universidade de Cambridge, Newnham College, Cambridge
Aluno Notável: Helen Sawyer Hogg, Frank Drake
Orientador Acadêmico / Orientadora Acadêmica: Harlow Shapley, Arthur Stanley Eddington
 

Em 10 de maio de 1900, há exatos 114 anos, nascia a cientista Cecilia Payne-Gaposchkin. Durante seus estudos na Universidade de Cambridge, ela aprendeu botânica, física e química, mas sua grande paixão foi a astronomia: seu interesse pelo assunto foi despertado ao assistir uma palestra do astrofísico Arthur Stanley Eddington, sobre a expedição que ele fizera para a observar um eclipse na África, com a finalidade de testar a teoria da relatividade geral de Einstein.
Mas Payne é uma dentre as milhares de mulheres na história que tiveram que enfrentar inúmeras dificuldades – por serem mulheres – para fazer ciência. Ela foi eleita membro da Royal Astronomical Society, e, por mais paradoxal que pareça, mesmo tendo concluído seus estudos, não foi certificada: a Universidade de Cambridge não concedia diplomas às mulheres.
Assim, ela deixou a Inglaterra e se mudou para os Estados Unidos, para estudar em Harvard. Foi a segunda aluna, depois de Adelaid Ames, a participar de um programa no Observatory que incentivava mulheres a estudar astronomia. Foi a primeira pessoa a obter um PhD em astronomia pelo Radcliffe Institute For Advanced Study, de Harvard, pela tese “Atmosferas estelares: uma contribuição para o estudo observacional da alta temperatura nas camadas de inversão das estrelas” (tradução livre). Esse trabalho permitiu que ela relacionasse o espectro das estrelas com suas temperaturas.
Cecilia Payne-Gaposchkin fez várias contribuições para a ciência. Ela mostrou que a variação nas linhas de absorção estelares era devido à quantidade de ionização que ocorrem em diferentes temperaturas, e não devido às diferentes quantidades de elementos distintos. Payne também sugeriu corretamente que o carbono, o silício e alguns outros metais observados no Sol são encontrados em aproximadamente mesma quantidade relativa na Terra, mas que o hidrogênio e o hélio são muito mais abundantes na estrela. Deste modo, ela foi a primeira pessoa a concluir que o hidrogênio é o principal constituinte do Sol. No entanto, não é totalmente creditada pela descoberta, pois seus superiores – homens – a convenceram a publicar uma declaração muito menos definitiva.
Quando ela recebeu seu PhD, aos 25 anos, já tinha publicado seis artigos sobre atmosferas estelares. Ao todo, chegou a publicar mais de 150 artigos e monografias. O asteróide 2039 Payne-Gaposchkin foi nomeado em homenagem a ela.
Gostou??? Curta!!!
 
 

 

 

Grandes Cientistas: Maria Göppert-Mayer

Maria Göppert-Mayer
Nascimento: 28 de junho de 1906, Katowice, Polônia
Falecimento: 20 de fevereiro de 1972, San Diego, Califórnia, EUA
Cônjuge: Joseph Edward Mayer (de 1930 a 1972)
Educação: Universidade de Gotinga
Prêmio: Prêmio Nobel de Física
Orientador Acadêmico / Orientadora Acadêmica: Max Born

Maria Goeppert-Mayer nasceu em 1906 no então Império Alemão, em uma cidade hoje na Polônia. Com 18 anos entrou na graduação da Universidade de Göttingen, a Meca da física e matemática no início do século XX, e aos 24 obteve seu doutorado pela mesma universidade. No mesmo ano se casou com um físico americano e o casal de mudou para os Estados Unidos. Durante 30 anos lhe negaram emprego na academia devido ao preconceito contra mulheres. No entanto Goeppert-Mayer trabalhou voluntariamente em diversas universidades nesse período, tendo inclusive resolvido equações que permitiram a construção da bomba de hidrogênio.
A despeito dos obstáculos que lhe foram impostos, em 1946 ela resolveu o problema dos números mágicos introduzindo um pensamento inovador sobre a estrutura nuclear. Esqueça a gota líquida e a competição entre forças. Considere agora a interação entre todos os constituintes nucleares, as forças nucleares e elétricas de todos eles geram uma força efetiva atrativa para o núcleo como um todo. A mecânica quântica nos diz que uma força atrativa gera camadas possíveis de ocupação para os núcleons. Exatamente do mesmo modo que no átomo a força elétrica dispõe diversas camadas diferentes para os elétrons ocuparem. Assim os núcleons ocupam camadas diferentes, e quando essas camadas se completam o núcleo é mais estável do que o normal.
Desse modo Goeppert-Mayer criou a primeira teoria verdadeiramente quântica para a estrutura nuclear e mostrou que os números mágicos são nada mais que os números que completam cada uma das camadas nucleares, do mesmo modo que os gases nobres não são reativos por terem a camada eletrônica completa.
Mas os números mágicos eram apenas o começo. O modelo de camadas nucleares introduzido por ela permitia também entender a rotação intrínseca e propriedades magnéticas nos núcleos, conhecimento esse que é a base da ressonância magnética usada amplamente na medicina. Não fosse isso o suficiente a mesma teoria desenvolvida por ela também permite explicar porque os núcleos emitem radiação beta e gamma. Além disso, o modelo permite entender um outro fato notável que núcleos com números pares de prótons ou nêutrons são mais estáveis que núcleos com números ímpares.
Por essa incrível descoberta Maria Goeppert-Mayer recebeu o prêmio Nobel de física em 1963 junto com seu colaborador J. Hans Jensen se tornando apenas a segunda mulher a receber tal honraria. Três anos antes havia finalmente conseguido uma posição no departamento de física da Universidade da Califórnia em São Diego, onde lecionava apesar de ter sofrido um derrame.
Espero então que vocês tenham apreciado as grandes contribuições da professora Maria Goppert-Mayer, sem as quais nosso entendimento do mundo (e a prática clínica médica) seria muito diferente. Maria Goeppert-Mayer faleceu em 1972 vítima de um ataque cardíaco. Ela é lembrada por seus estudantes tanto pelo seu profundo conhecimento da física nuclear quanto por ser capaz de dar aulas fumando sem nunca trocar o giz pelo cigarro.
Gostou??? Curta!!!
terça-feira, 17 de novembro de 2015

Compilação Com 1300 Fórmulas De Matemática

COMPILAÇÃO COM 1300 FÓRMULAS DE MATEMÁTICA
(Em Inglês, mas está valendo)
Reprodução e uso liberado gente!!!
Espalhem o conhecimento...
“Quem Semeia Sabedoria Colhe Prosperidade” 
Nossa página no facebook:
link para download:

Grandes Cientistas: Richard Feynman

Richard Feynman

Nascimento: 11 de maio de 1918, Manhattan, Nova Iorque, EUA
Falecimento: 15 de fevereiro de 1988, Los Angeles, Califórnia, EUA
Filme: Infinity - Um Amor Sem Limites
Influências: Paul Dirac, Leonardo da Vinci, Seymour Benzer, John Clarke Slater
Filhos: Carl Feynman, Michelle Louise Feynman
Biografia De Richard Feynman
Richard Phillips Feynman nasceu em 11 de maio de 1918, em uma pequena cidade na periferia de Nova York, chamada Far Rockaway. Filho de pais judeus, residiu em Far Rockaway até os dezessete anos de idade. Por volta dos doze anos, montou um pequeno laboratório em sua casa. Tinha o costume de consertar rádios e durante o ensino médio criou sua própria notação matemática, que acabou abandonando em pouco tempo. No último ano de seu ensino médio, Feynman ganhou o campeonato de matemática da Universidade de Nova York. Inscreveu-se para a Universidade de Columbia, mas não foi aceito e acabou por estudar no MIT, onde cursou todas as matérias de física oferecidas e se formou bacharel em 1939. Após sair do MIT, Feynman ingressou na universidade de Princeton, onde recebeu seu PHD. em 1942. Sua tese, orientada por John Wheeler e chamada "The Principle of Least Action in Quantum Mechanics" (Princípio da Mínima Ação em Mecânica Quântica), foi uma base para seus trabalhos em física quântica, que posteriormente lhe renderam o prêmio Nobel. Durante a Segunda Guerra Mundial, Feynman participou do Projeto Manhattan para o desenvolvimento da bomba atômica. Sua participação no projeto foi no grupo de física teórica liderado por Hans Bethe, e durante o tempo em que passou no laboratório de Los Alamos trabalhou com cientistas como Niels Bohr e J. Robbert Oppenheimer. Junto com Bethe, desenvolveu a equação que previa a quantidade de energia liberada pela bomba. Segundo ele, seus motivos foram o prazer em descobrir novas coisas e a possibilidade de a Alemanha inventar a bomba antes dos aliados. Após o término do Projeto Manhattan, Feiynman foi para a Cornell University, onde iniciou sua carreira acadêmica, dando aulas de física teórica de 1945 a 1950. Depois disso, foi para o Califórnia Institute of Technology - Caltech. Ficou conhecido como o grande explicador (“the great explainer”), pela forma fácil que tentava ensinar aos seus alunos. Em Caltech, desenvolveu pesquisas em temas como eletrodinâmica quântica, física dos superfluidos e forças fracas. Sua teoria sobre eletrodinâmica quântica o levou a ganhar o prêmio Nobel de Física em 1965. O físico criou os famosos diagramas de Feynman, imagens de decaimentos e interações entre partículas, que são um método utilizado em cálculos de probabilidade na teoria quântica de campos. Além disso, Feynman também contribuiu na comissão Rogers que investigou o acidente com o ônibus espacial Challenger em 28 de Janeiro de 1986. Quando foi convocado para participar dessa comissão, ele aceitou, mas relutantemente. Depois de conversar com os cientistas que construíram a nave, ele percebeu o quanto o projeto era equivocado e perigoso. Segundo consta, oficiais da NASA diziam que a chance de falha da nave era de aproximadamente 1 em 100.000; Feynman descobriu que essa probabilidade estava na realidade mais próxima de 1 para 100. Ele observou, então, que o erro do projeto se encontrava nas borrachas usadas nos anéis em "O": elas falhavam em expandir em temperaturas iguais ou abaixo de 0 graus Celsius. No foguete de combustível sólido(SRB) os anéis em "O" deviam se expandir junto e não deixar buracos, pois depois que o SRB começa a se aquecer ele se dilata e pressiona as paredes. Porém, por essa incapacidade de expansão o gás escapou, atritou com o ar, tornou-se uma chama e, assim, ocorreu a ruptura do tanque de combustível. Liberando hidrogênio líquido na atmosfera que, em questão de segundos, explodiu.

Vida Pessoal
Feynman foi casado três vezes. Ele se casou primeiro com Arline Greenbaum enquanto estudava seu PHD. Ela tinha tuberculose, mas, por serem cautelosos, ele nunca contraiu a doença. Em 1945 ela sucumbiu à doença e, um ano após sua morte, Feynman escrever uma carta para sua falecida esposa que foi mantida selada pelo resto de sua vida. Seu segundo casamento ocorreu em 1952 com Mary Louise Bell de Neodesha, Kansas: foi um casamento curto e tremendamente malsucedido. "He begins working calculus problems in his head as soon as he awakens. He did calculus while driving in his car, while sitting in the living room, and while lying in bed at night.—Mary Louise Bell divorce complaint " - "Ele começa a trabalhar problemas de cálculo em sua cabeça assim que acorda. Ele estudava cálculo enquanto dirigia, sentado na sala de estar e quando se deitava à noite na cama- reclamação do divórcio de Mary Louise Bell". Seu último casamento se deu com Gweneth Howarth de Rippoden, Yorkshire, que compartilhava o entusiasmo pela vida e o espírito de aventura. Além de possuírem casas em Altadena (Califórnia), eles tinham casas de praia em Baja (também na Califórnia). Ambas as casas foram compradas com o dinheiro que Feynman recebeu do prêmio Nobel compartilhado. Eles permaneceram casados até a morte de Feynman e tiveram um filho, Carl, e adotaram em 1962 uma menina, Michelle, em 1968. De acordo com algumas biografias, Feynman provou LSD durante seu tempo de magistério na Caltech. Ele também largou o álcool quando começaram a aparecer sinais de alcoolismo, pois não queria fazer nada que danificasse seu cérebro. Em Surely You're Joking, Mr. Feynman! Ele dá conselhos na melhor maneira de "chegar" em mulheres em bares. Além de tudo isso, ele participou do filme Anti-Clock em um papel pequeno.

Morte
A morte de Feynman se deu em 15 de Fevereiro de 1988, quando ele tinha 68 anos. Ele possuía duas formas raras de câncer, morrendo logo após uma última tentativa de cirurgia. Suas últimas palavra foram: "Eu odiaria morrer duas vezes. É tão entediante."

Participação Do Feynman Nas Escolas De Samba Do Rio.
Richard Feynman tinha um conhecido na embaixada norte americana o qual sabia do interesse do professor na música brasileira, este o convidou para assistir um grupo de samba que praticava semanalmente em seu apartamento. O compositor de uma pequena escola de samba, os “Farqantes de Copacabana”, o convidou para tocar. Feynman decidiu tocar frigideira, ele praticou e competiu com esse grupo durante o carnaval, chegando a desfilar fantasiado durante o evento.

Impressão De Feynman Sobre Os Alunos Brasileiros.
Ao chegar o Brasil, Feynman foi requisitado a dar aula, pelo Brasil não ter muitos pesquisadores renomados. Ao ministrar um curso para futuros professores no final da graduação, Feynman ficou abismado ao constatar que os estudantes brasileiros somente decoravam o assunto que era dados nas aulas para responder nas provas, sem saber aplicar efetivamente os conhecimentos adquiridos. No seu discurso final, ele afirmou que “There is no science being taught in Brazil”. Uma das ressalvas finais foi que ele tinha esperança no sistema brasileiro, pois haviam dois estudantes que tinham aprendido o assunto de verdade, e tinham aprendido a ciência por trás do que foi ensinado.  Os dois estudantes revelaram depois que um deles tinha sido educado na Alemanha, e o outro que era auto didata, Segundo suas próprias palavras: “I didn't expect that. I knew the system was bad, but 100 percent--it was terrible!”.

Frases E Pensamentos De Richard Feynman
“Se você acha que entendeu alguma coisa sobre mecânica quântica, então é porque você não entendeu nada.”

“Os poetas reclamam que a ciência retira a beleza das estrelas. Mas eu posso vê-las de noite no deserto, e senti-las. Vejo menos ou mais?”

“Existem cerca de 1011 estrelas na galáxia. Esse já foi considerado um número grande. Mas é apenas cem bilhões. É menos que a dívida interna! Antigamente, estes números eram chamados de números astronômicos. Agora, deveríamos chamá-los de números econômicos.”

“A Física está para a Matemática como o sexo está para a masturbação.”

“Posso dizer seguramente que ninguém entende a física quântica.”

“Os cientistas devem vestir a camisa de força do materialismo, caso contrário, não é possível fazer ciência.”

“A filosofia da ciência é tão útil para o cientista quanto a ornitologia para os pássaros”

“Para uma tecnologia de sucesso, a realidade deve ter prioridade sobre as relações públicas, pois a Natureza não pode ser enganada.”

Gostou??? Curta!!!

 

Grandes Cientistas: Leonardo Da Vinci

Leonardo Da Vinci

Nascimento: 15 de abril de 1452, Vinci, Itália
Falecimento: 2 de maio de 1519, Amboise, França
Sepultamento: Capela de Saint-Hubert, Amboise, França
Estrutura: Catedral de Milão
Filiação: Piero da Vinci, Caterina

Introdução
Leonardo da Vinci, artista renascentista italiano, nasceu em 15/04/1452. Existem algumas dúvidas sobre a cidade de seu nascimento: para alguns historiadores, seu berço foi em Anchiano, enquanto para outros, foi numa cidade, situada na margem direita do rio Arno, perto dos montes Albanos, entre as cidades italianas de Florença e Pisa.

Biografia Resumida
Foi um dos mais importantes pintores do Renascimento Cultural. É considerado um gênio, pois mostrou-se um excelente anatomista, engenheiro, matemático músico, naturalista, arquiteto, inventor e escultor. Seus trabalhos e projetos científicos quase sempre ficaram escondidos em livros de anotações (muitos escritos em códigos), e foi como artista que conseguiu o reconhecimento e o prestígio das pessoas de sua época. Leonardo da Vinci fez estágio no estúdio de Verrochio (importante artista da época), na cidade de Florença. Viveu uma época em Milão (de 1508 a 1513), onde trabalhou para a corte de Ludovico Sforza e governantes franceses da cidade. Até 1506, realizou trabalhos principalmente em Florença e tudo indica que nesta época tenha pintado sua obra mais famosa: a bela e enigmática Gioconda. Trabalhou para o rei Francisco I da França, onde realizou belos trabalhos. Faleceu na França no ano de 1519. Principais características das pinturas de Da Vinci: utilização da técnica artística da perspectiva, uso de cores próximas da realidade, figuras humanas perfeitas, temas religiosos, uso da matemática em cálculos artísticos, imagens principais centralizadas, paisagens de fundo, figuras humanas com expressões de sentimento, detalhismo artístico.

Principais Trabalhos De Da Vinci:

Trabalhos de pinturas (artes plásticas): Gioconda (Mona Lisa), Leda, Dama do Arminho, Madonna Litta, Anunciação, A Última Ceia, Ginevra de Benci, São Jerônimo, Adoração dos Magos, Madona das Rochas, Retrato de Músico, A Virgem das rochas, São João Batista, Madona do Fuso, Leda e o Cisne.

Trabalhos de  invenções: máquina voadora, máquina escavadora, isqueiro, pára-quedas, besta gigante sobre rodas, máquina a vapor, submarino.

 Trabalhos Científicos: homem vitruviano, anatomia do tronco, estudo de pé e perna, anatomia do olho, estudo da gravidez, estudos e embriões.

 Projetos de Arquitetura: Projeto arquitetônico de uma cidade, projeto de um porto, templo centralizado.

Você Sabia?
Leonardo da Vinci é considerado o pai da técnica do sfumato. Esta técnica consiste em criar gradientes perfeitos numa pintura, criando luz e sombra.

Frases De Leonardo Da Vinci:
 
- "A sabedoria é filha da experiência".
- "Quem pouco pensa, muito erra".
- "A simplicidade é a máxima sofisticação".
- "Saber não é o bastante, necessitamos aplicar o conhecimento. Querer não é o bastante, necessitamos realizar".
- "O tempo dura muito para aqueles que sabem aproveitá-lo".

Leonardo Da Vinci: 5 Coisas Que Você Provavelmente Não Sabia Sobre Ele
Você pode pensar que você já ouviu tudo o que há para saber sobre o famoso homem do Renascentismo que pintou a “Mona Lisa” e maravilhou o mundo com seus esboços de máquinas voadoras. Mas alguns fatos pouco conhecidos sobre a vida de Leonardo da Vinci podem surpreendê-lo. Quando da Vinci morreu, em 1519, ele deixou para trás mais de 6 mil páginas de diários cheias de suas reflexões pessoais, listas de supermercado e piadas obscenas. Ele também detalhou suas fontes de inspiração, o seu desejo de fama duradoura e suas mágoas mais profundas. Todos esses sentimentos formam a base para “Inside the Mind of Leonardo” (“Dentro da mente de Leonardo”, em tradução livre), um novo filme sobre o artista e inventor. Interpretado pelo ator escocês Peter Capaldi (que também interpreta o Doutor na nova versão da série de TV “Doctor Who”), o da Vinci do filme lê em voz alta estes relatos, revelando os segredos mais profundos do homem original da Renascença.

1. Ele Tinha Um Lado Militante
Depois de abandonar seus patronos em Florença para começar de novo em Milão, da Vinci precisava angariar novos negócios. Sua estratégia foi congraçar-se para Ludovico Sforza, duque de Milão.
Sob Sforza, da Vinci foi contratado para criar o que teria sido o coroamento de sua carreira artística: uma estátua de bronze gigante de um cavalo. O projeto foi abandonado quando a França invadiu a Itália, na virada do século XV. Entretanto, da Vinci tinha planejado mais para o Duque de Milão do que apenas um cavalo de batalha gigante. Após a oferecer-se para a Casa de Sforza, ele apresentou seus planos para a construção de numerosos “dispositivos de guerra”. Os cadernos de desenho de da Vinci incluem planos para canhões, máquinas de fumaça, pontes portáteis e até mesmo veículos blindados. Como sua máquina voadora, no entanto, não há nenhuma evidência de que qualquer uma dessas máquinas de guerra foram construídas.

2. Ele Foi Perseguido
Quando da Vinci tinha 24 anos, foi preso juntamente com vários companheiros do sexo masculino sob a acusação de sodomia. Quando nenhuma testemunha se apresentou para falar contra o artista e seus amigos, as acusações foram retiradas. Porém, os diários de da Vinci sugerem que as alegações foram um tanto devastadoras para um homem que gostava de preservar sua vida privada.Da Vinci também pode ter ficado com medo por sua vida. Na Florença do século XV, a sodomia era um crime punível com a morte. Não muito tempo depois de seu caso ter sido arquivado, o artista partiu de Florença para Milão.

3. Muitas De Suas Obras Estão Inacabadas
Da Vinci foi um pintor notoriamente lento e muitas de suas obras nunca foram terminadas. Além de abrigar o famoso (e finalizado) “Mona Lisa”, o Louvre, em Paris, é o lar de “A Virgem e o Menino com Santa Ana”, uma pintura inacabada que descreve a Virgem Maria, o bebê Jesus e mãe de Maria, Santa Ana. Pendurado em um dos Museus do Vaticano está “São Jerônimo no Deserto”, outra pintura inacabada de da Vinci – este retratando o ermitão São Jerônimo e seu companheiro, um leão domado. Talvez a mais intrigante de suas obras inacabadas seja “A Adoração dos Reis Magos”, que supostamente tem uma descrição do próprio jovem artista. A pintura, deixada incompleta em 1481, está na Galeria Uffizi, em Florença, na Itália, desde 1670. Além dessas pinturas, da Vinci deixou para trás muitas invenções inacabadas. Na verdade, não há nenhuma evidência de que qualquer das invenções do artista tenham sido construídas. Da mesma forma, nenhum de seus escritos foram publicados durante sua vida.

4. Ele Era “Ignorante”
Ao contrário de outros artistas renascentistas bem conhecidos, da Vinci nunca recebeu qualquer tipo de educação formal. Ele, no entanto, recebeu instrução em casa em assuntos como leitura, escrita e matemática. Crescendo na Toscana rural, da Vinci passou muito de seu tempo ao ar livre, onde ficou maravilhado com o mundo natural. Seus diários indicam que ele tinha um interesse especial nas propriedades da água, bem como nos movimentos de aves de rapina. Na verdade, o artista registrou que sua primeira lembrança foi de um sonho em que uma ave de rapina pousou no seu rosto e pressionou as penas de sua cauda entre seus lábios. Não foi até a sua adolescência que o artista foi enviado a Florença para servir como um aprendiz de Andrea Del Verrocchio, um proeminente pintor florentino – e não demorou muito para que o aluno se tornasse o mestre. Há rumores de que, depois que da Vinci pintou um dos anjos da obra de Verrocchio “O Batismo de Cristo,”o artista muito mais experiente foi tão humilhado pelo talento do jovem que jurou nunca mais pintar novamente.

5. Ele Era “Ilegítimo”
Da Vinci nasceu em 1452 perto de Vinci, no que é hoje a região italiana da Toscana. Segundo consta, o seu pai era um notário e dono de terras chamado Messer Piero Fruosino di Antonio da Vinci. Acredita-se que sua mãe, Caterina, teria sido uma camponesa local. No entanto, alguns especialistas acreditam que Caterina era, na verdade, uma escrava de Messer Piero. Os pais de Da Vinci nunca se casaram entre si. O jovem da Vinci viveu com sua mãe até os 5 anos de idade e mais tarde mudou-se para a casa de seu pai, que havia se casado com outra mulher. Os diários do artista mostram que ele manteve um relacionamento um pouco distante com sua mãe ao longo de sua vida adulta, trocando cartas com ela apenas esporadicamente. Seus escritos sugerem uma conexão mais próxima com seu pai, cuja morte da Vinci lamentou profundamente.

Gioconda (Mona Lisa)
 
Homem Vitruviano

Gostou??? Curta!!!