Visitas 314
Artigos
-
▼
2015
(88)
-
▼
outubro
(18)
- Grandes Máquinas Que Impressionaram O Mundo: O Tel...
- Grandes Máquinas Que Impressionaram O Mundo: O Con...
- Grandes Cientistas: Nikola Tesla
- Grandes Cientistas: Marie Curie
- 21 Exercícios Sobre Elipse, Hipérbole e Parábola C...
- 27 Exercícios Sobre Fórmulas De Transformação Com ...
- 28 Exercícios Sobre Movimento Circular Uniforme Co...
- Ayrton Senna Da Silva: O Brasileiro Sem Limites
- Grandes Cientistas Brasileiros: Marcos Cesar Pontes
- Lista De Exercícios Sobre Matrizes Com Gabarito Pa...
- Grandes Cientistas: Alan Turing
- Grandes Cientistas Brasileiros: Carlos Chagas
- Lista De Exercícios Sobre Polinômios Com Gabarito ...
- Grandes Cientistas Brasileiros: Alberto Santos Dumont
- Lista De Exercícios Sobre Cones Com Gabarito Para ...
- Resumão: Fórmulas De Física Do Ensino Médio
- Teoria da Relatividade: Albert Einstein e a Veloci...
- Lista De Exercícios Sobre Cilindros Com Gabarito S...
-
▼
outubro
(18)
- 2019 (17)
- 2018 (5)
- 2017 (3)
- 2016 (270)
-
2015
(88)
- dezembro (5)
- novembro (19)
-
outubro
(18)
- Grandes Máquinas Que Impressionaram O Mundo: O Tel...
- Grandes Máquinas Que Impressionaram O Mundo: O Con...
- Grandes Cientistas: Nikola Tesla
- Grandes Cientistas: Marie Curie
- 21 Exercícios Sobre Elipse, Hipérbole e Parábola C...
- 27 Exercícios Sobre Fórmulas De Transformação Com ...
- 28 Exercícios Sobre Movimento Circular Uniforme Co...
- Ayrton Senna Da Silva: O Brasileiro Sem Limites
- Grandes Cientistas Brasileiros: Marcos Cesar Pontes
- Lista De Exercícios Sobre Matrizes Com Gabarito Pa...
- Grandes Cientistas: Alan Turing
- Grandes Cientistas Brasileiros: Carlos Chagas
- Lista De Exercícios Sobre Polinômios Com Gabarito ...
- Grandes Cientistas Brasileiros: Alberto Santos Dumont
- Lista De Exercícios Sobre Cones Com Gabarito Para ...
- Resumão: Fórmulas De Física Do Ensino Médio
- Teoria da Relatividade: Albert Einstein e a Veloci...
- Lista De Exercícios Sobre Cilindros Com Gabarito S...
- setembro (28)
- agosto (18)
Sobre o autor
Tecnologia do Blogger.
segunda-feira, 12 de outubro de 2015
Ayrton Senna Da Silva: O Brasileiro Sem Limites
AYRTON Senna
Da Silva
(21/03/1960 /
01/04/1994)
O Brasileiro
Sem Limites
Na primeira vez em que pilotou um
carro da equipe Williams, Ayrton Senna classificou o evento como uma
experiência incrível: "Foi em Donnington Park, um dia depois do GP da
Inglaterra, em julho de 1983. Parecia um sonho ver de perto aquela tremenda máquina,
altamente sofisticada, campeã do mundo, um privilégio permitido a apenas dois
pilotos. Naquele dia, a Williams não era de ninguém. Era só minha. Liguei o
carro, bati o recorde da pista, uma grande recordação."
Filho de um empresário do ramo
metalúrgico, Ayrton Senna da Silva desde cedo interessou-se por carros de
corrida.
Aos quatro anos, ganhou de
presente um pequeno kart de 1 HP, com o qual começou a brincar no pátio da
empresa de seu pai. Três anos depois, passou a treinar no kartódromo de
Interlagos, em São Paulo.
Com oito anos, Ayrton Senna
correu pela primeira vez num kart profissional, competindo com adultos. Em
1974, foi campeão paulista na categoria júnior, conquistando o título de
campeão brasileiro na mesma categoria no ano seguinte.
Conquistou diversos títulos no
kart, chegando a campeão sul-americano, e foi duas vezes vice-campeão mundial,
em 1979 e 1980. Em novembro desse ano, Ayrton Senna fez testes para ingressar
na equipe Van Dieman, de Fórmula 1600, na Inglaterra. Participou de diversas
competições, obtendo várias vitórias. No ano seguinte, por um breve intervalo,
voltou ao Brasil, disposto a assumir os negócios na empresa de seu pai, mas
logo retornou à Inglaterra.
Em 1982, Senna disputou o Campeonato
Europeu 1600. Nesse mesmo ano, transferiu-se para a Fórmula Fiat 2000. A
entrada de Ayrton Senna na Fórmula 1 começou em 1983, quando disputou a Fórmula
3 na Inglaterra. Bem-sucedido nessa temporada, obteve propostas para competir
na McLaren e na Williams. Acabou escolhendo uma equipe pequena, a Toleman.
Em 1985, Senna passou a competir
pela Lotus, uma equipe de tamanho médio com a qual preparou o salto que daria
em sua carreira. Na Lotus, disputou 48 grandes prêmios entre 1985 e 1987,
vencendo seis vezes. Passou a competir com pilotos consagrados, como Alain
Prost, Nigel Mansell e Nelson Piquet.
Senna acertou sua entrada na
McLaren Honda em 1987. Com tecnologia de ponta, a McLaren associava
aerodinâmica e potência. Com ela, Ayrton Senna foi campeão mundial em 1988. Foi
vice, em 1989 e novamente campeão nos anos de 1990 e 1991. Nessa época, a
inimizade entre Senna e o também piloto da McLaren Alain Prost tornou-se
pública.
O ano de 1992 marcou a decadência
da equipe da Honda. Senna teve problemas em várias provas e acabou a temporada
em quarto lugar. No ano seguinte, Senna despediu-se da McLaren, completando uma
prova pela última vez, em Adelaide, na Austrália. O campeão mundial
transferiu-se para a Williams em 1994, numa transação de 20 milhões de dólares.
No dia 1o de maio,
Senna liderava a prova no circuito de Imola, na Itália, quando saiu da pista na
curva Tamburello e bateu no muro de proteção a 210 km/h. Foi socorrido na
pista. Quando a equipe médica chegou, porém, o piloto já estava em coma.
No dia 4 de maio de 1994, seu
corpo chegou ao Brasil. Consternada, a população de São Paulo assistiu ao
cortejo fúnebre que foi do aeroporto à Assembléia Legislativa. Coberto com uma
bandeira do Brasil, o corpo do campeão foi velado por milhares de pessoas, recebendo
honras de Chefe de Estado. Em dez anos de Fórmula 1, Ayrton Senna disputou 161
corridas, venceu 41 e conquistou 65 pole positions (primeira posição de
largada). O impacto de sua morte ainda hoje entristece os brasileiros.
10 CURIOSIDADES SOBRE AYRTON SENNA
1. O apelido de Ayrton
Senna na infância era Beco. Ele queria ser chamado de "Becão". Senna
ganhou um mini-kart construído pelo pai aos quatro anos.
2. Ayrton usava as
cores do Brasil no seu capacete. Em 1978, quando foi disputar o Campeonato
Mundial de Kart, na Europa, as regras da competição exigiam que os capacetes
dos pilotos tivessem as cores do país de origem do participante. Ele decidiu
manter a tradição na F-1.
3. No ano de
1983, Senna correu uma prova inteira de Fórmula 3 na Inglaterra com o carro sem
freios. Os mecânicos, a princípio, não acreditaram, mas ao verificar as
pastilhas viram que elas estavam geladas.
4. O circuito
inglês de Silverstone, onde ele venceu nove provas seguidas na Fórmula 3, foi
apelidado de Silvastone, numa referência ao sobrenome Silva do piloto
brasileiro.
5. Ainda na
Fórmula 3, em 1983, o piloto brasileiro foi convidado por Frank Williams para
testar um dos carros de sua equipe no Autódromo de Donington Park, na
Inglaterra. Senna fez tempos melhores que os pilotos oficiais da equipe, Keke
Rosberg e Jacques Laffite.
6. Na primeira
temporada de Fórmula 1, em 1984, pilotando uma irregular Toleman, Senna ficou
em segundo lugar no GP de Mônaco, atrás de Alain Prost, da McLaren. Chegou a
ultrapassar Prost, mas o diretor da prova - o ex-piloto belga Jacky Ickx -
alegou que a havia interrompido antes por causa da chuva
7. Em 5 de
novembro de 1984, Ayrton Senna, recém-contratado pela Lótus, acordou com o lado
direito do rosto totalmente paralisado. Estava na Inglaterra. A primeira
sensação foi a de um derrame. Mas tudo não passou de uma paralisia facial.
Senna fez massagens e usou uma medicação à base de cortisona. Teve uma recaída
ao dormir num hotel carioca com o ar condicionado ligado. O piloto só se
recuperou totalmente em fevereiro de 1985.
8. Dois dias antes do
GP Brasil de 1987, Ayrton Senna recebeu do Ministério da Aeronáutica o título
de piloto de caça honorário da Força Aérea Brasileira. Senna retribuiu a
homenagem colando em seu capacete o símbolo do Esquadrão do Primeiro Grupo de
Caça, equipe de elite da FAB, que adota como lema o famoso "Senta a
Pua", usado pelos nossos pilotos na Segunda Guerra Mundial.
9. Ao longo de
sua carreira, Ayrton Senna conquistou 41 vitórias (19 de ponta a ponta), 161
GPs, 2.750 voltas na liderança, 65 poles e 3 títulos mundiais.
10. Em março de 1995, o
capacete que Ayrton Senna usou ao conquistar seu primeiro título de Fórmula 1
(1988) foi a leilão. O lance vencedor foi de 45 mil dólares e o capacete tinha
os autógrafos de Senna e Xuxa.
FRASES DE AYRTON SENNA
“Na adversidade, uns desistem, enquanto outros batem recordes.”
“Quando penso que
cheguei ao meu limite, descubro que tenho forças para ir além.”
“Deus é forte, Ele é grande, e quando Ele quer não
tem quem não queira.”
“O importante é ganhar. Tudo e
sempre. Essa história de que o importante é competir não passa de pura
demagogia.”
“No que diz respeito ao desempenho, ao compromisso, ao esforço, à
dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem-feita ou não faz.”
“Deus é o dono de tudo. Devo a Ele a oportunidade que tive de
chegar aonde cheguei. Muitas pessoas têm essa capacidade, mas não têm essa
oportunidade. Ele a deu para mim, não sei por quê. Sei que não posso
desperdiçá-la.”
“O brasileiro só aceita título se for de campeão. E eu sou
brasileiro.”
“Eu não tenho ídolos. Tenho admiração por trabalho, dedicação e
competência.”
“Devemos respeitar e educar nossas crianças para que o futuro das
nações e do planeta seja digno.
“Seja você quem for, seja qual for a posição social que você tenha
na vida, a mais alta ou a mais baixa, tenha sempre como meta muita força, muita
determinação e sempre faça tudo com muito amor e com muita fé em Deus, que um
dia você chega lá. De alguma maneira você chega lá.”
Instituto Ayrton Senna
O Instituto Ayrton
Senna é uma ONG brasileira
criada pela família Senna em 1994 tendo como presidente Viviane Senna,
empresária e irmã do tricampeão de Fórmula 1. O Instituto concretiza o sonho de
Ayrton Senna de ajudar o Brasil a diminuir as desigualdades sociais, criando
oportunidades de desenvolvimento humano a crianças e jovens por meio da
educação. Anualmente a organização capacita 60 mil educadores e seus programas
beneficiam diretamente cerca de 2 milhões de alunos em mais de 1.300 municípios
nas diversas regiões do Brasil.
Visitem no
facebook:
Curiosidades,
Biografias e Material Para Download:
Marcadores:Grandes Cientistas
Assinar:
Postar comentários
(Atom)
0 comentários:
Postar um comentário